segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O Pecado, a Transgressão da Lei Divina


“Qualquer que comete o pecado também comete iniquidade, porque o pecado é iniquidade.” 1 João 3.4

“O pecado não é brinquedo - é um tirano.” Afirmação de J. Blanchard, além de explicitar a natureza do pecado, adverte-nos severamente: embora o pecado seja considerado um mero folguedo pelos zombam de Deus e de sua Palavra, pode lançar-nos no inferno se não o vencermos pelo sangue de Cristo.

O que é o pecado

Tanto em hebraico como no grego, a palavra pecado traz esta conotação: errar o alvo. Veio o Todo-Poderoso e ordenou ao homem: “Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”. Isaias 30.21
Mas o ser humano, ao desprezar a recomendação divina, pôs-se a trilhar a senda da rebelião, errando assim o alvo que lhe propusera o Criador: servi-lo na beleza de sua santidade.
O pecado pode ser definido, teologicamente, como a transgressão deliberada e voluntária das leis estabelecidas por Deus.
Em 1 João 3.4, temos uma definição, embora pequena, essencial e completa: “O pecado é iniquidade”.


A possibilidade do pecado


O pecado de Satanás. Em 1 João 3.8 -> escreve João que o Diabo peca desde o início; ele jamais se firmou na verdade (João 8.44). O mais excelso e maravilhoso dos anjos, conhecido também como querubim ungido, envaideceu-se até que, em si, foi achada iniquidade (Ezequiel 28.15). Seu pecado é o conhecimento também como a  "condenação do diabo" (1 Timóteo 3.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário